Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de maio de 2014

DE QUAL ÁRVORE VOCÊ ESTÁ SE ALIMENTANDO? Parte 1


Gênesis 2:8,9,16,17
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
 

Deus colocou o homem no jardim, chamado Édem para ter comunhão com ele.
A comunhão com Deus traria ao homem a segurança de ser cuidado por Ele e estar sob a Sua bênção. O propósito de Deus para o homem era que ele tivesse VIDA.

Existem três palavras gregas que traduzem a palavra vida na bíblia. A primeira é “Bios”, que significa: vida biológica, ou vida exterior. Também usada na bíblia como vida diária ou curso da vida (1 Tm 2.2).
A Segunda é “Psiche”, que é vida da alma – mente, vontade e emoções, onde satanás nos persegue (Sl 143.3,4) e tenta nos controlar. Quando somos atingidos na alma uma ferida se abre, a alma pode tornar-se enferma. A alma enferma é um desastre, pois a velha natureza entra em ação, abrindo uma brecha para a ação diabólica.
E, a terceira palavra é “Zoe”, que tem um significado muito forte: vida abundante e completa, vida real e genuína, vida espiritual, vida eterna, vida de Deus (vida como Deus tem; vida que o Pai e o Filho têm em si mesmo - João 17). A vida que Deus desejou que o homem viesse a ter com Ele, através de seu Filho Jesus Cristo.
Havia no jardim árvores frutíferas e duas dessas estavam no meio do jardim. Uma era a árvore da Vida (ZOE) e a outra a árvore do conhecimento do bem e do mal (que era agradável aos olhos). Deus falou ao homem que ele poderia comer de qualquer árvore do jardim, exceto, a árvore do conhecimento do bem e do mal (PSICHE).
Comer do fruto da árvore da vida (ZOE) significava permanecer ligado a Deus, aliançado, ter vida abundante, viver sob a bênção divina, continuar se relacionando intimamente com Deus. Enquanto, comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (PSICHE) significava: sou independente, “dono do me nariz”, eu tomo as minhas decisões e guio a minha vida, meus pensamentos, minhas escolhas (autossuficiência).
Infelizmente, Adão não deu valor a orientação de Deus e escolheu viver a vida "almática", viver a sua própria vontade e comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (PSICHE), levando-o a morte (separação do homem de Deus), ao invés de escolher comer do fruto da vida, que traria a bênção de viver uma vida abundante junto ao Criador.
Agimos como Adão quando desobedecemos a palavra de Deus!

Pra Nadyege Macário

Deixe aqui suas perguntas e comentários

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário