Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de março de 2010

Saude Vocal

Pra Nadyege Macário

www.nadyegemacario.com.br

I) Saúde Bucal
A) Higiene Bucal
1) Higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca. Dentes saudáveis têm menos cáries. Eles são limpos e têm pouco ou nenhum depósito de placa bacteriana. Gengivas saudáveis são rosas e firmes.
2) A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose).
B) Halitose => A halitose pode tornar-se um problema desagradável que dificulta as relações pessoais.
1) Quais são as causas da halitose ou mau hálito?
1.1) O mau hálito pode ser conseqüência da alimentação, jejum prolongado, má higiene oral, baixo fluxo salivar. Alguns problemas de saúde como *Amidalite, prisão de ventre, problemas renais ou hepáticos e diabetes podem acarretar o mau hálito. Outra causa é a saburra lingual, a qual é uma massa bacteriana que pode produzir odor ruim.
* Amigdalite caseosa = é o resultado da formação de pequenos orifícios nas amígdalas chamados criptas, onde se acumulam alimentos e resíduos, o que pode provocar mau hálito e saída de pequenos grãos do local.
2) Como evitar o mau hálito?
2.1) Em primeiro lugar mantenha uma boa higiene bucal ao escovar seus dentes e língua com freqüência, principalmente após as refeições. Também use fio dental entre os dentes, bocheche e gargareje para lavar a língua. Isso ajuda a evitar as bactérias que são a principal causa do mau hálito e as placa bacterianas; que é uma camada macia e branca, que se forma sobre os dentes, que, endurecendo, perto da gengiva, formando o tártaro.
2.2) Outras providências são beber bastante água, ter dieta balanceada com alimentos fibrosos e evitar ficar muito tempo em jejum. Também evite o consumo em excesso de alimentos com odor carregado, como alho e cebola.

II) Abusos Vocais. Quais são?
1) Tossir, gritar muito ou pigarrear é extremamente agressivo a mucosa da região fonatória.
2) Falar em ambientes com ruídos ou ambientes abertos.
3) Utilizar a voz fora de sua tessitura.
4) Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alérgicas.
5) Praticar exercícios físicos falando.
6) Discutir com freqüência em voz alta.
7) Cantar abusivamente e sem orientação técnica.

II) Conseqüências do abuso vocal.
1) Nódulos vocais (semelhante a calos), edemas (inchaço das pregas vocais), causando rouquidão e cansaço das pregas vocais.

III) Dicas Para Uma Voz Saudável
1) Beber 8 a 10 copos d’água por dia. A hidratação da mucosa é muito importante para uma voz saudável.
2) Não como chocolates antes do uso da voz para que não haja salivação em excesso.
3) Pastilhas, sprays só indicados por médicos, para não se tornarem prejudiciais a sua voz. Por causa do efeito anestésico, você poderá fazer uso excessivo de sua voz sem perceber.
4) A auto medicação e soluções caseiras (gengibre, romã, cravos, etc.) são paliativos e podem ser nocivos a saúde vocal.
5) Repousar a voz após cada "apresentação" pública ou o uso excessivo da voz, é de suma importância para manter a voz equilibrada e sem desgastes.
6) Usar roupas confortáveis que não apertem, principalmente na garganta, peito, cintura e abdômen.
7) Realizar exercícios diários de relaxamento e de fortificação da musculatura interna do abdômen.
8) Aqueça a voz antes de usá-la por muito tempo. O aquecimento trabalha a flexibilidade muscular, impedindo o enrijecimento do músculo.
9) Desaqueça a voz após usá-la por muito tempo. O desaquecimento é necessário para retornar à voz falada natural. E mantenha a sua voz em repouso.
10)Mantenha a melhor postura da cabeça e do corpo durante a aula, a fala ou o canto, pois será benéfico para a saúde vocal.
11)Evitar bebidas extremamente geladas e alimentos gordurosos e condimentados.
12)Faça uso de alimentos de fácil digestão para evitar o refluxo gastresofágico. O refluxo gastroesofágico (decorrente de disfunção estomacais), pode banhar as pregas vocais e agredi-las.
13) Antes de uma performance o cantor deve fazer uma dieta leve o que trará uma melhor digestão. O ideal é uma alimentação rica em vegetais e frutas.
14) Cantar ou falar requer gasto de energia, portanto, cante ou fale quando estiver em boas condições de saúde; não cometa esforços físicos desnecessários para não prejudicar o desempenho vocal.
15)Procure evitar conversar ou cantar em lugares com muitos ruídos. Poupe sua voz de esforço desnecessário.
16) Procure falar ou cantar de forma tranqüila não esmagando sua voz e nem usando seu ar de reserva durante suas conversas.
17)É muito importante ouvir sua própria voz no microfone. Se sentir que o acompanhamento instrumental ou “Play Back” estão lhe incomodando, não hesite em pedir para aumentar o volume ou para abaixá-lo.
18) Se possível, adquira o seu próprio microfone. É mais higiênico!
19)Cuidado com mudanças bruscas de temperatura seja por ingestão de líquidos ou fatores climáticos. Por mudança climática proteja o seu pescoço.
20) Fuja da posição frontal do ar condicionado e do ventilador. Ao cantar, fazer aulas ou falar no ar condicionado aumente a ingestão de água à temperatura ambiente.
21) Ao falar, não force sua tessitura vocal (tons agudos ou graves). Fale no seu tom normal de voz.
22)Procure, pelo menos uma vez ao ano, visitar um otorrino para uma avaliação médica. Sua voz agradece!
23)Alimentos pesados antes de dormir podem trazer refluxo gastresofágico, irritando as pregas vocais.
24)Dormir bem é de fundamental importância para uma voz saudável.
25)Não cante estressado, pois a sua voz sofrerá mudanças nocivas.
26)Não fume, não beba e não se drogue. Fumo altera a estrutura celular do aparelho fonatório; o Álcool tem efeito anestésico e relaxante muscular que leva ao esforço e à fadiga vocal; outras drogas podem causar severos danos à saúde em geral.
27)Evite ambientes com muita poeira, mofo, cheiros fortes, especialmente se você for alérgico.
28) Quando for inevitável o uso prolongado de sua voz procure contrabalançar fazendo um repouso vocal de pelo menos 30 minutos, a fim de poupar a musculatura fonatória, e umedecer as cordas (pregas) vocais.

Um comentário: